domingo, 30 de maio de 2010

Reflexão sobre O FUTURO DA HUMANIDADE

Reflexão:

“Por detestar a dor, a medicina, tal qual a sociedade moderna, especializou-se em tratar o sofrimento do ser humano, e não o ser humano que sofre.”
“A medicina se tornou lógica, objetiva, uma escrava da tecnologia. Muitos aparelhos, muitos exames, muitos procedimentos, mas pouca sensibilidade para descobrir as causas emocionais e sociais.” (Augusto Cury)

Ao folhear as páginas deste livro, O Futuro da Humanidade, o meu coração ardia, as lágrimas molhava literalmente o meu rosto, as lembranças vinham em minha mente, em minhas veias pulsavam o que, mas me fez desejar esta tão bela profissão de enfermagem: O humanismo, o cuidado, o amor com o próximo.
Em quanto meus olhos saltavam de grandes expectativas em cada capitulo, eu ficava atônita como o autor trazia em palavras tão simples e tão cheias de verdades a realidade da medicina. E infelizmente hoje a realidade dolorosa da enfermagem.
Cada frase, cada situação, cada experiência que o personagem chamado Marco Pólo, tinha com a sua vida de acadêmico de medicina, trazia em mim fortes lembranças de uma estudante, que em meio à dor, a momentos turbulentos em minha vida, com dificuldades financeiras, indecisa quanto à vida profissional, se matriculava numa escola onde ensinavam à técnica de enfermagem.
Ali eu acreditava que mudaria a minha vida, encontraria o que eu procurava em algumas profissões que já tinha passado antes, mas não achei, a humanização.
Assim como o personagem do livro encontramos professores que simplesmente, ensinam aos seus alunos, meras teorias. As patologias tornam-se, mas importante, mas vibrantes em nossos corações. A curiosidade de vermos uma ferida, alguém num pré e pós operatório, passar uma sonda nasogástrica, puncionar um acesso venoso periférico, tornou-se em nossas vidas como alunos de técnicos de enfermagem, o nosso maior desafio.
Recordei que alguns professores nos ensinam desde cedo sermos frios, a ter em nossas mentes a famosa frase impressa: “não podemos nos envolver emocionalmente com os pacientes”. Mas graças a Deus, que em meios a humanos tão frios, que muitas vezes estão ali somente pelo dinheiro, ao ponto de não se preocuparem que eles para muitos de nós são fazedores de opiniões. Mas em meio a este triste cenário surgem professores que nos mostra a outra faceta da enfermagem.
Verdadeiros humanos! Pessoas que independente de terem as suas vidas corridas, devidos a plantões, chegavam a sala de aula, nos mostrando, posso assim dizer, o lado humano, maravilhoso, gratificante que o profissional de saúde possa ter. O SORRISO! A esperança renascida nos corações daqueles que muitas vezes estão ali, por causa da pior doença, a da alma.
Lembro-me fortemente de uma professora que apesar de trabalhar na época como enfermeira chefe da UTI Coronariana do HAM, e depois foi ser enfermeira socorrista no SAMU, e fazia sua residência no HR, na parte de neuro, trazia em nossos corações a, mas doces reflexões sobre a enfermagem em si.
Ela com seu olhar penetrante em cada rosto de aluno, arrancavam de nós a coragem de ingressar nessa profissão de maneira diferente, onde poderíamos dar as melhores assistências de enfermagem, mas a principal dela seria, AMOR E CARINHO. Com a sua maneira brilhante de relacionar-se com seus alunos, me fez admirar, mas esta profissão e não esquecer de suas inesquecíveis aulas. Aulas que não era somente sobre as patologias, assistências, mas de como poderíamos vencer as decorrentes lutas da competição, do egoísmo, da frieza, que logo estaríamos enfrentando.
A esta amada e eterna professora os meus aplausos e grandes admiração. Sabendo que em meio a tantos alunos, ela com a sua maneira influenciável, conseguia me fazer ver a enfermagem com outros paradigmas, valores. Espero sempre preservar os valores que imprimiste em minha alma, em minha vida. Obrigada!
Acabei de lembrar uma estória muito marcante para mim. Era o meu estágio de Clínica Cirúrgica. O Bloco já meio que vazio, pois a hora já era tarde, encontrei em uma salinha uma simples senhora, que iria se operar de válvula no coração. Em quanto os meus colegas de estágio caminhava com as instruções de nossa monitora, eu parei.
Sentei-me ao lado daquela senhora, segurei a sua mão e passei a conversar com ela. Ela tremia, tinha medo de não voltar, mas. Dali passar para outro mundo. E em meio ao seu medo, encorajei-a e disse que iria vê-la na enfermaria e que tudo iria dar certo. Orei com ela, e pedir a Deus que tomasse frente daquela cirurgia, tomasse conta daquela senhora. Abracei-a e ela me pediu para que fosse com ela até a entrada na sala que iria se operar. O qual em meio já as lágrimas fiz sem hesitar. Quando voltei ao me encontrar com o pessoal da minha equipe, todos queriam saber o que eu estava fazendo, e ao relatar só encontrei desprezo no olhar dos meus futuros colegas de profissão.
Após o mês de nossa formatura, comecei a trabalhar logo em seguida. Fiz parte de uma cooperativa que sem esperar me deu a oportunidade de adquirir conhecimento em outra profissão, ACD (Atendente de Consultório Dentário). Tudo era novo, em nada havia familiar com que tinha aprendido na escola de enfermagem. E era aí que eu me enganava. E aí dois profissionais, um trabalhava em exodontia e a outra em periodontia, fazia-me ver que apesar do espaço físico ser diferente, as funções da assistência, havia uma que era em comum, o olhar humano. O que tanto a minha inesquecível professora ensinou: Amor e Carinho.
Eles tinham uma maneira de trabalhar diferente dos outros profissionais que eu atendia. Sua maneira de falar com os pacientes, olho no olho, sua preocupação não apenas com uma parte do corpo (a boca), mas com todo o ser, fez-me refletir e ensina-me, mas que quaisquer palavras ou livros podiam fazer. “O exemplo não é a melhor forma de ensino, é a única”. E da mesma forma que os via dando-se aos pacientes fazia com que eu fizesse o mesmo. Assim obtive grandes vitórias na minha vida profissional ali.
Alguns anos, mas tarde, por essa mesma cooperativa, tive a oportunidade de trabalhar como técnica em enfermagem, num hospital de rede privada. Ali mas do que nunca, outros valores, conceitos, outras facetas em minha vida precisavam ser formadas, amadurecidas. E foi em meio a tantas lágrimas, às vezes dor, tristeza, por me sentir incompreendida, mal interpretada,tendo as vezes que esconder os meus verdadeiros valores, pensamentos, por falta de maturidade, que dia e noite CLAMAVA A DEUS POR SOCORRO. Em alguns momentos deixei de acreditar no que, mas me alegrava me impulsionava, que por muitos anos sonhei A HUMANIZAÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE.
Quantas vezes lutei para não ir trabalhar. Como doía aquele ambiente, mecânico, frio. Mas em meio aqueles pacientes doentes que precisava de mim, eu às vezes deles de suas sinceridades, agradecimentos. Todos os gestos deles para mim eram gratificantes, era que me fazia esquecer apenas por minutos da minha tristeza ao atual cenário da enfermagem.
Mas graças a Deus, encontrei alguém que conseguiu ver em mim além do que já se tinha em mente, além de minha aparência. Uma amiga e auxiliar de enfermagem que aprendeu a olhar para o meu coração, minha alma. Nós duas, frutos das maledicências que há no ambiente de trabalho, fomos pegas de surpresa trabalhando em um mesmo posto de enfermagem. E ali descobrimos que reconstruir as relações sociais não era uma tarefa simples, exigia audácia, coragem. E juntas percebemos que havia uma necessidade de recolher nossos pedaços e reescrever a nossa história.
Ali naquele momento tudo que eu acreditava, os valores que eu dava ao trabalho em equipe foram restaurados em meu coração, em meus sonhos. E juntas mudamos o ambiente de trabalho, do posto enfermagem. Trazendo um ambiente de cumplicidade, amizade, confiança e consequentemente uma qualidade na assistência de enfermagem. Porque passamos a cuidar uma da outra. E depois de uns 8 meses passei por outras equipes. Desta vez me sentido, mas forte, revigorada. Confiante mas em mi mesma, nos meus valores profissionais. E aí nada me atingia, pois devido à leitura de um livro que li naquela época entendir, que as magoas só podiam me afetar se eu assim permitisse. E comecei a trabalhar isso em mim, mudei o paradigma de como ver as mudanças, as decepções. E deu certo!
E ali,no lugar onde tive toda a oportunidade de amadurecer profissionalmente, conheci alguém que com a sua maneira ousada, destemida, segura e sempre corajosa aos desafios, me fez ver a importância de CUIDAR DO PACIENTE E NÃO APENAS TRATÁ-LOS.Ela arrancou dentro de mim, a pessoa que eu sempre sonhei ser. A sua influência profissional me fazia lutar. Fazia-me refletir, inovar, me fez pensar. Muitas vezes ouvia, instruía, corrigia. Às vezes diretora, às vezes amiga e às vezes enfermeira, seja como fosse sempre me influenciava com a sua maneira otimista e vibrante. Fazia-me entender que não existem equipes fracas, apenas líderes fracos.
Ela muitas vezes me confrontava, com os seus admiráveis conceitos sobre liderança. Fazia-me ler livro e mas livros sobre o assunto, instigava dentro de mim a entender a essência de um verdadeiro lider. E assim, de uma forma eloqüente, ela havia despertado em mim esse valor. Fez-me ver a importância do bom líder, da falta que faz para uma empresa, para uma qualidade na assistência. Porque o líder ele ver, mas além, ele tem que olhar como um falcão. Muitas vezes, como pioneiros, tornam-se incompreendidos, questionados.
Mas sendo eles corajosos, conseguem influenciar a outros a trabalharem dando o melhor de cada um. Essa é a essência de um verdadeiro líder. A você meus sinceros agradecimentos. Guardo em mim os seus inesquecíveis conselhos, as suas sinceras desculpas, e o seu forte abraço que fez de uma forma ou de outra abraçar e acreditar por uma enfermagem melhor. Obrigada!



Agradecimentos:

Obrigada meu Deus, pelos caminhos que já trilhei, pelas pessoas que me fizeram entender os valores, a olhar dentro de mim, a ter fé, a lutar. A fazer a diferença, no futuro da humanidade ou no futuro da enfermagem.

Obrigada pelas dores, pelas lágrimas, que muitas vezes me fizeram dobrar os joelhos, clamar ao TI SENHOR por socorro. Teu amor derramado em meu coração me fez perdoar os que me machucaram, a tua fé me fez crer que há pessoas que não podemos comprar, nem mensurar, pagar. Porque os verdadeiros amigos não têm valor. São mas valiosos que o ouro.

Obrigada pelos pacientes que fizeram parte da minha história profissional, que me fizeram acreditar que o conhecimento técnico não era tudo, mas, o olhar além de patologias, para a sua alma, valia mas que quaisquer analgésicos ou tratamento.

Obrigada por me fazer ver, pacientes serem aliviados das dores simplesmente com uma música, onde nem a morfina passava sua interminável e dolorosa dor devido ao câncer.

Obrigada Senhor, pelos eternos amigos adquiridos, pelos laços de amizades, onde muitos me ensinaram a buscar força em mim. E onde muitos poderam te buscar mediante ao testemunho vivo da tua vida em meu coração.

Cuidando do Cuidar - Semana de Enfermagem - HSM







25/Maio/2010

Olá Pessoal

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha alegria!
Na semana passada, eu recebir um convite da diretora de enfermagem do Hospital São Marcos, para dar uma palestra na semana de enfermagem, sobre CUIDANDO DO CUIDAR E CUIDADNDO DE QUEM CUIDA. Para mim foi uma imensa alegria, e um enorme desafio, porque falar de cuidar para as pessoas que me ensinaram a cuidar, não deixa de ser um DESAFIO. Pois foi lá que aprendir a ver a importância da humanização na saúde, a olhar para o paciente e não para a doença. Onde aprimorei o trabalho em equipe, cuidando assim, de quem cuida. Passei por diversas experiências, que resultou num amadurecimento profissional, que hoje me faz ter segurança e alegria no que faço.
Obrigada a Diretoria de Enfermagem do Hospital São Marcos, que sempre tem me acolhido, cuidado de mim nesta fase de acadêmica na minha vida. Pela oportunidade de poder aprender mas e mas com vocês, através do exemplo, das palavras e em muitos casos do silêncio.
Pessoal vamos batalhar para ver a nossa enfermagem resgantando o cuidar humanizado, o cuidar que Florence praticou em toda a sua prática na enfermagem.

Cuidado de Feridas







22/05/2010

Oi Pessoal
Bem, aqui estamos em pleno sábado, recebendo aula sobre o cuidar das feridas e queimadura. A cada palestra que assito percebo o quanto tenho que aprender a aprender e aprender a reaprender. Tenho visto a seriedade no tratamento em feridas, queimaduras, o quanto precisamos estar capacitados para cuidar de lesões. Foi muito bom estar neste curso. Valeu!

Comunhão de Solteiros



Júnior, meu paizito na fé.. Pai obrigada por cuidar de mim durante 18 anos da minha vida, me ensinado a amar a Deus, me ensinando a amar o que ELE ama, e a não ter nenhuma outra ambição na vida, a não ser cumprir a vocação que Jesus nos ensinou: De sermos servos, de sermos mansos, de sermos simples, sempre verazes.. De sermos santos, perdoadores, com um pobre coração.



Carlos e Hugo, amados precisos que tenho a honra de receber seus cuidados, ensinamentos, pricípios e conselhos, onde me torna uma pessoa que busca ser semelhante a Jesus. Obrigada pelo exemplo que vejo em vocês!



Minha amiga e irmã em Cristo Sinthia Suely, uma pessoa maravilhosa que também cuida da minha vida espiritual e também a profissional.



Essa é Eva Lúcia.. Uma amada irmã em Cristo que também cuida da minha vida..



Gilma e eu, esta é uma bênção em minha vida.. Ela cuida de mim! Obrigada mana por seus cuidados na minha vida espiritual.

23/Maio/2010

Olá Pessoal...

Hoje em Aldeia tivemos uma bela comunhão com os solteiros da Igreja em Recife. Foi simplesmente maravilhoso! A palavra ministrada aos nossos corações trouxe refrigério, nos consolou de uma maneira tremenda.
É muito bom ver que nossos amados pastores tem um imenso cuidado com os jovens, com pessoas que eles cuidam, guiam, admoestam, ensinam a guardar todos os princípios do nosso amado Rei Jesus. Obrigada, aos nossos pastores, aos discipuladores, aos diáconos, que tem pago um preço no servir, e na bela arte do cuidar.