segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Parabóla das Dez Virgens

IGREJA EM RECIFE
ENCONTRO GERAL – 25/04/2010

Pastor: Marcos Moraes


A Parábola das Dez Virgens
Mateus 25: 1-13

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.
E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
E as néscias disseram às prudentes: Daí-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com eles para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

Essa parábola nos adverte sobre a vinda de Cristo, sendo ela um aviso e um convite, para a sua Igreja.

Qual o tema da parábola?
É o casamento de Cristo com a igreja, e quem vai entrar e quem irá ficar de fora.

Quando Jesus fala das virgens, a quem ele se refere?
Ele se refere da igreja como um todo. O significado da palavra “virgem” na palavra é igual ao que foi purificado. Então, a qual parte da igreja você pertence?

Qual a diferença das virgens néscia e das virgens sábias?
A diferença estar no AZEITE. Pois o azeite é uma figura do Espírito Santo do Senhor.

E qual a função do Espírito Santo aqui?
Ele é o fazedor, é o agente, é o que revela, é o que convence, é aquele que revela Cristo aos corações dos homens, é o que distribui dons na igreja, é o que consola.

Na parábola, quais destes papeis o Espírito Santo estar operando?
É a obra na sua igreja, onde o que interessa é o noivo, Cristo. É a única coisa que lhe interessa ao coração. Quando os homens noivam, eles almejam estarem junto um do outro. Assim é o coração da igreja. O casamento é posse, é uma entrega.

Com Jesus será diferente?
Não. Ele é misericordioso, mas não é bobo. As cinco virgens que entraram se entregaram totalmente a Jesus. Em Mateus sete, vemos Jesus desqualificando os que vivem em iniqüidade.

Nesta parábola Ele não fala em iniqüidade, ele nos mostra o quanto nos deseja, Ele deu todas as coisas por você.
Os que vão entrar são os que vivem em total entrega a Ele.

REFLEXÃO:
Você tem este azeite? Você estar permitindo que esta obra seja realizada em sua vida? Ou será que estamos adulterando o noivo, amando as coisas do mundo? O que estamos fazendo para o noivo (Jesus)?

Amados essa é uma obra de amor. As néscias correram atrás do azeite, porque só almejavam a “Salvação”, e não o noivo. Pois, se almejassem o noivo tinham se preparado antes.

Amados, meditando nesta palavra, muitas coisas vieram ao meu coração. Vou compartilhar com vocês:

RELIGIOSO = EU no CENTRO = VIRGENS NÉSCIA &
DISCIPULO = DEUS no CENTRO = VIRGENS SÁBIAS


Amados, sabemos a diferença do religioso e o do discípulo, sabemos que apesarem de serem semelhantes, um tem seu EU no centro, ainda não teve uma entrega total a Cristo e o discípulo tem Deus no centro de sua vida, a sua entrega foi total, incondicional. Entrando no contexto das parábolas das dez virgens vemos que as néscias = religiosos, buscam a Cristo pelo que ele faz, pela salvação, pelas bênçãos, mas não pelo que ele é.
Já as sábias = ao discípulo anseiam pelo noivo, se entrega por completo. Assim como podemos perceber poucas diferenças entre as néscias e as sábias, pois ambas esperavam pelo noivo, tinham o azeite, mas havia uma linha bem fina que as diferenciava, e é esta linha, que também separa o religioso do discípulo.
Lembremos também do jovem rico, que apesar de praticar os mandamentos desde a sua meninice, ao procurar o mestre, foi atrás da salvação, e não pelo noivo, queria se entregar a Cristo pela metade, e assim não entrou no Reino dos Céus. Já Zaqueu, também sendo um homem muito conhecido em sua localidade, respeitado, não se importou com nada em sua volta, a não ser em ver o noivo. Ele almejava estar com Cristo, e assim, quando Jesus estava jantando em sua casa, a salvação veio sobre todos que ali estava. Aleluia!

Bem queridos, que possamos nos examinar e ver se estamos sendo néscios ou sábios religiosos ou discípulos.

Sandra Helena

Santidade

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOUVOR E ADORAÇÃO DIANTE DO TRONO – 2008

A santidade é um processo em andamento em nossas vidas, é uma obra de reconstrução.

Neemias 2: 17-18 e Neemias 3:
Veremos a reconstrução do muro de Jerusalém, as pedras foram colocadas novamente em seus devidos lugares, foram restauradas, assim é em nossas vidas.

Cinco ataques de satanás para pararmos na obra: (Ne. 4: 1 – 23)

1. Intimidação – Vs. 2 = quando satanás percebe que tomamos uma decisão, ele começa a nos intimidar, lançando em nós duvidas sofismas, e levanta-se com ameaças.
“O que Deus destruiu ninguém restaura”.

2. Tropeçar em pequenas pedras Vs. 3 = Não tropeçamos em montanhas, mas em pedrinhas. Às vezes temos que ser radical com o pecado.

3. Confusão Vs. 8 = O que ele, mas deseja é colocar uns contra os outros. Fiquemos Atentos!

4. Desânimo Vs. 10 = Aqui os trabalhadores estavam cansados, sem visão. O cansaço pode trazer desânimo, nos fazendo tirar os olhos do alvo, aqui eles passaram a olharem para os escombros. Mas é na perseverança que ganharemos as nossas almas.

5. Falta de discernimento Vs. 11 – Muitas vezes o diabo estar nos atacando e não estamos percebendo.

Cinco estratégias de Neemias contra os ataques do diabo:

1. Oração Vs. 4 e 9 – Os nossos problemas se resolverão com o dobrar dos nossos joelhos.
2. A palavra Vs. 16,17,18 e 23 – Essa é a nossa espada, Ef. 6, precisamos nos alimentar dela sempre.

3. Descanso em família Vs. 13 – 15

4. Comunhão e não o isolamento Vs. 19-20 – Não se isole a obra é grande e extensa. Quando ficamos fracos o outro levanta.

5. Animo Vs. 14 – Neemias começou a animar os que estavam casados, restaurar os ânimos.